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Saiba mais sobre a Jornada do Consumidor

Seria bom saber o que está passando pela cabeça do seu público?

Saiba mais sobre a Jornada do Consumidor

Seria bom saber o que está passando pela cabeça do seu público?

Descubra como ajudar seus clientes a alcançar seus objetivos de forma fácil – enquanto também alcançam os seus.

Bem vindo a esta leitura, é um prazer poder conversar sobre este assunto super importante para o bem estar do seu negócio.

Primeiramente quero te convidar para conhecer uma parte da história deste método chamado Jornada do Consumidor. Confortável?

Sinceramente tenho buscando conteúdo nos mais diversos locais, e tenho encontrado materiais riquíssimos; e fica aqui meu agradecimento aos profissionais de marketing digital por disponibilizar muita coisa boa.

Claro que não posso deixar de destacar a importância do Design na construção deste conhecimento, pois o conceito de jornada do cliente foi concebido pela primeira vez em 1999, por uma agência de design e consultoria em inovação – a IDEO.

Mas qual é a importância deste fato? Só me vem à cabeça o meme do Kleber Bambam: “Tá saindo da jaula o monstro”; riso a parte, a IDEO é uma monstrona do design e em seu propósito têm como princípio a prática do design centrado no homem; e é neste ponto que está a importância de usar o método de Jornada do Consumidor — Pensar estratégias para seu negócio a partir do seu cliente e assim elevar a experiência de consumo para gerar mais lucratividade.

“Até 2020, a experiência do cliente terá maior peso na decisão de compra do que o preço e o próprio produto/serviço oferecido.”

>> Walker Information Inc., Customers 2020: A Progress Report

 


E o que isso tem a ver com o seu negócio?

Ao conhecer a jornada a ser percorrida, sua empresa pode antecipar as expectativas do cliente e superá-las para entregar uma experiência memorável desde o início.

Saiba mais: Conteúdo Recomendado.

Explore as previsões para 2020

5 formas de melhorar a experiência do consumidor no marketing ≡

 


O que é uma Jornada do Consumidor?

A jornada do consumidor é um método que descreve todo o processo desde o momento em que as pessoas percebem um problema [ 1ª Etapa – Aprendizado e Descoberta ], tomam conhecimento deste problema [ 2ª Etapa – Reconhecimento do Problema ], avaliam possíveis soluções para o problema [ 3ª Etapa – Consideração da Solução ], decidem sobre a solução específica adequada para eles [ 4ª Etapa – Decisão de Compra ], utilizam a solução [ 5ª Etapa – Serviço e Sucesso do Consumidor ] e desenvolvem intimidade com a solução [ 6ª Etapa – Retenção e Fidelização ].

 


Simplificando:

1ª Etapa – Aprendizado e Descoberta:
Pensamentos / Sentimentos: Olha! Nossa não sabia isso.
Contextos: #DÚVIDAS # DORES
Estímulos: Conteúdos de atração.

2ª Etapa – Reconhecimento do Problema
Pensamentos / Sentimentos: Interessante! Acho que preciso disso.
Contextos: #CONSTATAÇÃO #AFIRMAÇÃO
Estímulos: Esclarecimento de dúvidas.

3ª Etapa – Consideração da Solução
Pensamentos / Sentimentos: Quero! Vou ver a melhor opção disso pra mim.
Contextos: #EVIDÊNCIAS #CIRCUNSTÂNCIAS
Estímulos: Afirmação e pontuação de necessidades.

4ª Etapa – Decisão de Compra
Pensamentos / Sentimentos: Vou pagar por isso! Quero achar o melhor.
Contextos: #PROPOSTA # OFERTA IRRESISTÍVEL
Estímulos: Conversão em clientes.

5ª Etapa – Serviço e Sucesso do Consumidor
Pensamentos / Sentimentos: E agora! Será que sai no lucro?
Contextos: #PROCESSO #EXPERIÊNCIA
Estímulos: Atendimento e suporte do cliente.

6ª Etapa – Retenção e Fidelização
Pensamentos / Sentimentos: Gostei! Vou voltar ou indicar isso ai.
Contextos: #NUTRIÇÃO #EVANGELIZAÇÃO
Estímulos: Valor de marca e benefícios recompra.

 


Uma observação importante!

Em uma jornada ideal, todas as pessoas passariam pelas etapas exatamente da maneira que descrevi acima – em uma linha reta, da descoberta à fidelização. E conforme vão avançando nessa jornada, terão todas as informações necessárias para tomar uma decisão de compra assim que chegarem ao estágio de decisão.

Porém, no mundo comum não acontece como um passo-a-passo, as pessoas nem sempre seguem de maneira linear. Estamos falando de pessoas! Elas pulam etapas, retrocedem, abandonam e retornam. Vão da descoberta diretamente para a decisão de compra só para saberem o valor da solução.

Enfim, cabe ao empreendedor estruturar seu modelo de negócio para que o cliente não fique abandonado em qualquer uma das etapas pela qual ele esteja navegando, e assim sempre apontar o rumo em benefício do seu negócio.
 
Saiba mais: Conteúdo Recomendado.

Vídeo: Como construir uma jornada do cliente inovadora?

 

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