fbpx

Não passe vergonha. Confira dicas para ser um bom jornalista

Conheça ações simples e eficazes para te manter preparado.

Mulher sentada escrevendo em uma agenda sobre a mesa com um computador ao lado e uma xicara de café

Não passe vergonha. Confira dicas para ser um bom jornalista

Conheça ações simples e eficazes para te manter preparado.

O jornalismo é um campo muito amplo.

Além disso, os profissionais podem atuar em diversas meios de comunicação.

Por conta dessas possibilidades, muitos jovens optam por essa graduação. Se este for o seu caso, aqui estão 5 dicas para se tornar um bom jornalista. Se você já é um jornalista experiente, vale lembrar alguns deles.


1. Crie o hábito de escrever

É verdade que nem todo jornalista tem dedicação à escrita, mas o domínio da língua é essencial para todos. Para ter um conhecimento profundo da língua e de sua representação escrita, ou seja, a gramática é essencial para desenvolver o hábito da escrita diária.

Para se tornar jornalista, não é suficiente dominar a ortografia e a gramática. Saber aplicá-los não assegura uma boa escrita a nenhum profissional. Afinal, os textos das notícias devem ser compreendidos pelo leitor comum. Um jornalista precisa entender impecavelmente a sintaxe, porque somente dominando a organização sintática de uma frase ele pode alcançar a clareza que é essencial para sua profissão.

A qualidade da redação de notícias, como simplicidade e objetividade, está relacionada apenas a fortes hábitos de redação.

Saiba mais: A rotina de produtores de conteúdo é intensa e neste dia-a-dia existem diversos conteúdos se destacam.

→ Ofereça uma experiência de visual diferenciado para conteúdos especiais ≡


2. Tenha disponível sempre papel e caneta

Os jornalistas precisam de um faro apurado para encontrar as pautas. Elas são fundamentais para a profissão, pois aproveitar o momento de um evento é o foco do jornalismo. É por isso que sempre deve haver papel, caneta ou um dispositivo em mãos. Se você não anotá-los, muitas pautas podem escapar de você.

Também é importante não perder a oportunidade de falar com as pessoas presentes para enriquecer o assunto por meio da verificação dos fatos.


3. Documente com um diário

Manter um diário é uma boa alternativa de praticar a escrita todos os dias. Uma das vantagens é que não é necessário um tema específico para tratar. Mesmo que não tenha nada a dizer, você pode registrar as atividades do dia.

Anote aí, ter uma rotina de escrita o mais importante aqui e não registrar eventos aleatórios. Ao escrever em um diário, você pode acompanhar o desenvolvimento da escrita e o domínio da linguagem.


4. Não esqueça de registrar os momentos com fotografias

Tornar-se um bom fotógrafo não é obrigatório, até porque o jornalismo possui uma função especializada para atender essa demanda. Mas não podemos negar a importância de ter uma câmera ou um smartphone. Um repórter nunca sabe quando registrar acontecimentos importantes e nem sempre estará acompanhado por um fotógrafo.

Compre uma câmera ou um bom smartphone para carregá-los sempre com você. Se você não é bom em fotografia, trabalhe duro para aprender o básico. Hoje, existem muitos cursos para compreender rapidamente os princípios desta tecnologia.


5. Crie habilidade para se relacionar com as pessoas

Notícias são comunicação. É difícil para uma pessoa “fechada” se tornar um bom profissional. Os jornalistas devem gostar de conhecer novas pessoas e se comunicar com todos os tipos de pessoas. Embora não seja obrigatório, também é importante que os profissionais dominem a comunicação de várias maneiras.

Obs.: Se você deseja saber mais sobre este tema e outros clique no botão abaixo para se inscrever. Deixe seu nome e e-mail neste site e irá receber conteúdo sempre que tivermos novidades.

Para você que trabalha ou deseja trabalhar com notícias e conteúdo

Com o site em WordPress Estação Vide Simples tenha um verdadeiro centralizador do seu negócio.

Fique ligado!

Receba atualizações, dicas, artigos e conteúdos especiais com prioridade!

Preencha os campos abaixo: