fbpx

Faculdade de jornalismo é a solução contra fake news?

Faculdade de jornalismo é a solução contra fake news?

A discussão sobre jornalismo deveria ter sido resolvida faz muito tempo, mas a discussão envolveu a necessidade de um diploma para o exercício da profissão.

Porém, como qualquer outra profissão, o jornalismo deve agora ser visto como uma profissão que requer formação para que os serviços prestados sejam de qualidade e condizentes com a realidade?

A prática do jornalismo vai muito além da divulgação de fatos, pois o jornalista precisa investigar o que realmente aconteceu e transformar essa informação em notícia. Desta forma, os jornalistas podem desempenhar funções sociais diretamente relacionadas com a vida e o dia a dia de milhares de pessoas.

Diante disso, cabe destacar que o curso de jornalismo tem se tornado uma necessidade, pois a partir do ensino acadêmico pode-se desempenhar um melhor papel na sociedade. Portanto, dizer que jornalista não precisa de formação, além de mostrar um desprezo geral por todo o povo, também o desqualifica. Notícias falsas e até mesmo a disseminação de informações incorretas podem ilustrar bem esse ponto.

Isso comprova a necessidade do diploma e a importância da formação acadêmica, o que ajuda a preparar o jornalista para evitar esse tipo de divulgação.

Além da falta de comunicação das notícias, a falta de formação também faz com que aqueles que se dizem jornalistas façam seus próprios princípios e, assim, se sobreponham a todas as orientações aprendidas na academia. Exemplo disso é a exposição exagerada da vítima e o desrespeito à vítima, mostrando imagens que nunca deveriam ser divulgadas. Mais uma vez, a academia é necessária porque ensina a maneira correta de conduzir determinados relatórios com base na ética que precisa ser seguida.

Outra questão relacionada à vida acadêmica são as oportunidades de estágio oferecidas aos bolsistas. O principal objetivo do estágio é permitir ao futuro repórter inserir-se na realidade do mercado de trabalho, desde que tenha experiência adequada para o setor. Para tanto, o objetivo do estágio é proporcionar conhecimentos práticos e integrar o ensino teórico ministrado pela faculdade.

Saiba mais: Você pode e deve praticar e montar seu portfólio de matérias. Ajudamos você com um site preparado para notícias.

→ Tenha seu próprio site para publicar seus artigos ≡

A maior vantagem de praticar é estar realmente em contato com a profissão. Mesmo que você não possa obter experiência de estágio em um ambiente acadêmico, criar um blog o tornará um profissional mais qualificado no futuro.

Ao final, os alunos com potencial para estagiar durante a graduação estarão melhor preparados para enfrentar os desafios de um mercado competitivo.

Obs.: Se você deseja saber mais sobre este tema e outros clique no botão abaixo para se inscrever. Deixe seu nome e e-mail neste site e irá receber conteúdo sempre que tivermos novidades.

Para você que trabalha ou deseja trabalhar com notícias e conteúdo

Com o site em WordPress Estação Vide Simples tenha um verdadeiro centralizador do seu negócio.

Fique ligado!

Receba atualizações, dicas, artigos e conteúdos especiais com prioridade!

Preencha os campos abaixo: