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Como não arruinar seu futuro: evitando a procrastinação

Como não arruinar seu futuro: evitando a procrastinação

A procrastinação é a “arte” de amanhã.

Você se reconhece nesta história?

De manhã, você acorda com energia e se levanta rapidamente porque tem que concluir um projeto muito importante.

Então, você terá a oportunidade de terminar seu café no trabalho. Mas, infelizmente, qual foi a primeira coisa que aconteceu?

Você acidentalmente derramou café na mesa.

Nesse caso, é impossível.

Logo, você começa a limpar a bancada e percebe que, na verdade, ela está cheia de poeira e até um pouco bagunçada.

Uma mesa organizada é uma grande ajuda para aumentar a produtividade, então a abordagem correta é limpar a mesa inteira.

Considere novamente, aquelas canetas velhas e a pilha de papel precisam ser jogadas fora …

No entanto, você não tem sacos de lixo em casa, que decide ir ao mercado comprar coisas. Essas coisas devem esperar até mais tarde para que você possa comprá-las.

No mercado, você pensa: posso sentir fome depois, o que pode me impedir de focar em projetos importantes que precisam ser entregues neste final de semana.

Ao chegar em casa, você já preparou as refeições para uso futuro quando estiver com fome.

Claro, você também precisa lavar a louça para não ter que pensar nisso quando estiver ocupado com o trabalho.

Finalmente, você se senta em sua mesa.

Ele decidiu dar uma olhada rápida em sua página no Facebook para verificar as últimas notícias.

Mas o vídeo da Porta dos Fundos te atraiu e você decidiu parar para assistir. Afinal, são apenas 5 minutos.

Outro vídeo relacionado aparece, faltam 3 minutos? Nada vai atrapalhar.

Como esse último vídeo é muito interessante, você decide enviá-lo para um grupo de amigos do Whatsapp, o que vai levar a algumas conversas rápidas, mas nada o impedirá de planejar o resto do dia.

Voltando sua atenção para o computador, seu estômago ficou rouco. Que bom, você está pronto, é só esquentar no micro-ondas.

Após a refeição, você finalmente olha para o relógio e percebe que é tarde demais, o que não faz você sentir que está começando a trabalhar agora.

Em vez disso, opte por assistir aos episódios mais recentes de sua série de TV favorita no Netflix.

Afinal, seu importante projeto pode esperar até amanhã.

Então, parece familiar?

Você já encontrou uma situação semelhante?

Aposto que, pelo menos na sua vida, você deixou um conteúdo relativamente importante que pode fazer no futuro.

O que é pior! Ele se sentiu totalmente culpado e sentiu pressão no dia seguinte, pois o prazo de entrega é muito próximo, tem que se apressar e fazer de tudo.

Este é um hábito prejudicial de procrastinação!

O que é procrastinação

A definição de procrastinação em si não é ruim:

Este é o ato de adiar até amanhã; adiar.

O problema é que amanhã é o lugar onde ninguém viu ou sabe onde está, mas grande parte do plano, motivação e objetivo deve ter sido encontrado.

E para ser claro, adiar tarefas não é necessariamente uma coisa ruim.

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Por exemplo, você pode chegar à conclusão de que amanhã poderá escrever seu artigo porque terá o tempo necessário para escrevê-lo, mas parece que isso não é viável no momento.

Isso não pode ser definido como procrastinação.

Se você decidir adiar sua tarefa novamente no dia seguinte à tarde, a procrastinação ocorrerá.

Quem é o responsável por tantos atrasos?

Um estudo da Universidade do Colorado descobriu que a procrastinação e a impulsividade estão relacionadas a influências genéticas.

Houve um tempo em que os humanos não faziam planos para o futuro e sua única preocupação era o que comeriam naquele dia.

Depois de agir da mesma forma por milhares de anos, podemos dizer que nos acostumamos a agir impulsivamente, focando nas coisas urgentes e não nas prioridades.

Portanto, se não estivermos 100% concentrados em um estado fluido, seremos procrastinados.

Outro fator na procrastinação é a natureza da tarefa.

Raramente você participará de um jogo de futebol com seus amigos ou de um bom jantar com sua família, mas se sua agenda envolve o preenchimento de vários relatórios, será muito fácil fazê-lo.

Nosso cérebro está claramente ciente dos benefícios imediatos.

Atividades leves e divertidas são as mais atraentes para a mania de procrastinação.

Fácil e divertido nem sempre são boas opções

Em uma palestra TED, o blogueiro Tim Urban e seu próprio procrastinador de cartão explicaram os pensamentos de pessoas que geralmente adiam tarefas de uma forma muito simples.

Ele usa a figura do macaco como exemplo de procrastinação, só quer saber fazer coisas fáceis e divertidas o tempo todo.

O problema é que na mente do procrastinador, o “macaco” acabará muitas vezes por controlar o aspecto racional, sempre favorecendo o gozo imediato.

Fazer essa postura ocasionalmente não é um problema, mas quando a procrastinação se tornar um hábito, um sinal de alerta soará.

O impacto pode ser devastador: problemas no trabalho, relacionamentos e saúde.

A felicidade nunca será completa, porque o interior virá.

Por exemplo, temos plena consciência de que devemos nos concentrar em concluir o curso para concluir o trabalho, mas optamos por jogar videogame.

À medida que se aproxima a hora do parto, a ansiedade domina nossos pensamentos.

O mais impressionante é que algumas pessoas com procrastinação têm a capacidade de se concentrar e fazer o que precisa ser feito no “45º ano e meio”.

Mas a qualidade da entrega costuma ser questionável.

Existem situações piores.

Aqueles que, além da procrastinação, não conseguem nem usar toda a ansiedade que geram para agir e, no final das contas, deixam de produzir resultados.

Ou seja, devido à existência do interior de, o momento feliz não existe mais, e a ansiedade passa a ser uma existência contínua.Em casos extremos, a ansiedade destruirá a vida de quem foi procrastinado pelo hábito.

Os efeitos a longo prazo na saúde física e mental podem ser muito prejudiciais.

Por que a procrastinação prejudica sua saúde

A procrastinação afeta nossa saúde, especialmente a felicidade, porque nos sentimos desconfortáveis ​​quando adiamos uma meta importante.

Pessoas acostumadas ao adiamento têm mais dores de cabeça e de estômago e adoecem com mais frequência.

Além disso, a procrastinação pode aumentar os níveis de estresse, reduzir as defesas do sistema imunológico e abrir espaço para doenças infecciosas, como resfriados ou gripes.

Neste estudo, o Departamento de Psicologia da Carleton University, no Canadá, identificou outro comportamento dos procrastinadores.

Exercícios físicos, alimentação saudável e cuidados médicos em caso de desconforto costumam ser adiados, o que pode causar danos à saúde no futuro.

Se a procrastinação é tão ruim, por que é tão irresistível

Você já tentou dizer a uma pessoa obesa que ela deve reduzir a quantidade de comida que ingere ou que está deprimida, e que deve parar todos esses pensamentos pessimistas agora?

Fácil dizer, difícil de fazer……

O mesmo é verdade para pessoas que têm o hábito de procrastinar.

Há consciência da existência do problema.

Na verdade, essa é a razão pela qual os procrastinadores crônicos sofrem tanto estresse em suas vidas.

Ao sucumbir ao desejo incontrolável do “macaco feliz” apareceu, foi acompanhado por um grande sentimento de culpa.

Porém, se o atraso ocorrer apenas em tarefas que consideramos desagradáveis, será fácil.

Mas, e como explicar a procrastinação para pessoas de quem gostamos.

Por exemplo, escrever é uma atividade que amo muito e está 100% relacionada aos meus objetivos de vida.

No entanto, encontrei-me “rolando” e fornecendo algumas desculpas para não começar a escrever artigos.

Por que isso acontece?

Essa é a desvantagem do impulso (um tipo com boa influência genética).

Embora escrever seja uma fonte de prazer, isso me mantém fora da minha zona de conforto e às vezes até me causa insegurança.

“Posso escrever um bom artigo ou o público gosta ou odeia?”

Isso explica por que às vezes somos atraídos pela ideia de parar tudo e seguir nosso impulso natural, que é implorar por prazer imediato.

Para não ceder ao impulso, usamos o último recurso: a força de vontade.

Não abuse da força de vontade: ela tem limites

Você se lembra da sua lista de resoluções de fim de ano?

Você pode até escrever uma lista de promessas que tem certeza de cumprir.

Agora pense sobre isso, quanto trabalho você fez até agora?

Pode ser que muitas pessoas os coloquem em prática imediatamente depois de você, como meditar todos os dias ou ir à academia 4 vezes por semana.

Mas você ainda está cumprindo sua promessa?

Se sim, parabéns!

Caso contrário, a explicação pode ser muito simples: você decidiu dever toda a responsabilidade à sua força de vontade.

Quantas vezes você nunca ouviu falar que a força de vontade é necessária para atingir seus objetivos?

No entanto, depender apenas de sua força de vontade é perigoso porque ela não é estática.

Assim como seu humor, a força de vontade desaparecerá em alguns dias. Quer esteja chovendo, frio ou cansado. Não importa o quanto você ame seu trabalho, você não terá a maior motivação todos os dias.

Foi nesse momento que seu plano falhou.

A força de vontade é como um músculo que pode ser treinado, mas tem o limite máximo de habilidade e é fácil de se cansar.

Imagine que você está de dieta. Todos os dias alguém decide dar a você um pedaço de seu bolo de chocolate favorito ou sua torta de limão favorita.

No início, torna-se fácil focar primeiro no objetivo.

Mas com o passar do tempo, ficou cada vez mais difícil dizer não.

Pensamentos como “só hoje”, “eu mereço” ou “estou com dificuldade, quero comer só um pedaço” e semelhantes começaram a aparecer com frequência.

Para avaliar as características da força de vontade, em 1998, Roy Baumeister conduziu um experimento no qual algumas pessoas foram colocadas em uma sala que cheirava a biscoitos recém-assados.

Uma mesa foi colocada na frente do sujeito da pesquisa com vários biscoitos, e um rabanete foi colocado na outra mesa.

Para algumas pessoas, os biscoitos foram lançados, para outras, o rabanete foi lançado (realmente um mundo injusto).

Depois disso, o indivíduo tem 30 minutos para montar um quebra-cabeça.

resultado?

Aqueles que são forçados a usar a força de vontade e resistir aos cookies desistem mais rápido do que aqueles que podem se dar ao luxo à vontade.

Obviamente, a força de vontade para resistir aos cookies se esgotou e ainda há muito trabalho a ser feito na próxima etapa do experimento.

E como este estudo, muitas outras evidências provam que a força de vontade se esgota de acordo com seu propósito.

Se não podemos apenas confiar na determinação de acabar com a procrastinação, qual é a solução?

Intensidade do hábito

Nós somos o que fazemos repetidamente – Aristóteles

Primeiro, precisamos descobrir o que nos leva a perseguir nossos objetivos.

Em seguida, você precisa monitorar de perto seu comportamento enquanto persegue os objetivos estabelecidos.

E só depois disso a força de vontade se tornará parte do processo.

Qualquer que seja o propósito, seja parar de fumar, não faltar ao ginásio, parar de comer doces em uma semana ou aprender francês uma hora por dia, seja qual for o propósito.

A melhor maneira de ter sucesso é usar a força de vontade como impulso inicial e, em seguida, garantir consistência, tornando a ação um hábito.

Uma arma para prevenir a procrastinação: desenvolva um novo hábito

Os hábitos incluem três elementos básicos:

  • GATILHO
  • ROTINA
  • RECOMPENSA

O gatilho pode apenas lembrá-lo de realizar uma determinada tarefa.

Por exemplo, você deseja começar a praticar exercícios físicos de manhã cedo.

Todos os dias, beba uma xícara de café com óleo de coco, que fornecerá a energia necessária para a prática de exercícios.

prepare-se. Este pode ser o seu gatilho.

Quando você toma a dose de café matinal, seus pensamentos são automaticamente ligados a essas duas atividades.

O próximo elemento de um hábito é a atividade diária, que é exatamente o hábito que você deseja usar como hábito diário, em nosso exemplo, fazer exercícios uma vez por dia.

Finalmente, você precisa descobrir o último elemento.

Claro, os benefícios do exercício são saúde, estética e bem-estar.

Mas para manter um novo hábito firme, o ideal é escolher uma recompensa mais direta e óbvia para que seu cérebro entenda que está colhendo algo, para que não demore.

Nesse caso, a recompensa pode ser um banho relaxante e um descanso de 15 minutos ao sol. Ou outras coisas que são significativas para você.

Você precisa querer muito esta recompensa.

Se o hábito for prejudicial, como a procrastinação, é mais fácil mudá-lo aos poucos do que eliminá-lo de uma vez por todas.

Porém, essa mudança não ocorrerá nos três elementos que compõem o hábito, mas apenas na parte ROTINA.

Para quem quer parar para sempre a procrastinação, a primeira coisa a fazer é compreender.

O que geralmente é acionado? Por que evitar iniciar tarefas específicas ou por que sempre organize distrações e outras ocupações?

Observe isso quando você for pego nesse mesmo tipo de comportamento e registre-o.

O mesmo acontece com recompensas. Por que você parou de fazer todo o trabalho que estava procrastinando?

O que é uma recompensa instantânea? descanso? A solução para o tédio?

Entenda por que você quer fazer suas próprias coisas.

Ao identificar padrões de comportamento, é mais fácil delinear uma estratégia para resolver com precisão a parte problemática: a rotina.

Ao mudar a rotina que pode ser acionada pelo mesmo gatilho e obter a mesma recompensa, a chance de implementar o hábito com sucesso é maior.

Desenvolva gradualmente um novo hábito

Você já pode achar difícil mudar ou desenvolver novos hábitos em sua pele.

Não se preocupe, você não está sozinho.

Portanto, para facilitar esse processo complexo, a implementação gradual de novos hábitos pode ser de grande ajuda:

Escolha um hábito fácil de implementar. Você quer ir à academia todos os dias, mas pode fazer 10 minutos de exercícios de alongamento todas as manhãs.

Aumente gradualmente a “dificuldade” do seu hábito. Comece a alongar por 15 minutos, depois por 30 minutos, depois comece a andar e assim por diante.

Divida seus hábitos em períodos de tempo. Você quer ler 100 páginas de um livro todos os dias? Que tal começar às 50 horas da manhã e 50 horas antes de ir para a cama.

Você está sem contato? volto logo. Quando você configura exceções (regras), surgem problemas.

Se você achar difícil continuar a desenvolver esse novo hábito, peça a alguém de sua confiança para “verificar” seu hábito todos os dias.

Acompanhe o seu progresso no calendário. Quando a tarefa for concluída com êxito, marque-a com um X azul; caso contrário, marque-a com um X vermelho.

Vá com calma e espere com paciência. Siga um certo ritmo e saberá que o ritmo será frequente.

10 maneiras de parar de procrastinar de uma vez por todas

Você pode pensar que os procrastinadores são pessoas intrinsecamente confusas e que nem sabem por onde começar seu projeto.

Você está errado!

Alguns especialistas em procrastinação são especialistas em fazer planos estratégicos excelentes e sabem cada passo que dão em direção a seus objetivos.

Teoricamente.

Uma boa ideia que não foi posta em prática é apenas uma ideia.

Pessoas acostumadas a adiar ações, que gostam de planejar e principalmente fazer tarefas.

Na verdade, quanto mais longa e vaga essa lista, melhor. Afinal, planejar não significa fazer.

Quanto mais complexo o objetivo, pior. Claro, isso vai demorar muitas vezes.

O erro não está em escolher atingir os objetivos detalhados da vida.

O erro é que esse objetivo não é dividido em várias pequenas tarefas e essas tarefas podem ser concluídas com mais facilidade.

Suponha que você queira escrever um livro.

No entanto, esse objetivo por si só é extremamente versátil e muito complexo.

Em vez de criar uma tarefa chamada “escrever um livro”, não seria mais significativo escrever 1.500 palavras por dia?

É muito mais fácil começar a dar pequenos passos do que começar uma maratona imediatamente, não é?

A procrastinação é um hábito e, como vimos, mudar os padrões pode ser muito difícil.

Se você nem sabe por onde começar, tente aplicar algumas das 10 dicas a seguir para começar a procrastinação de uma vez por todas:

Quando uma tarefa se tornar difícil de iniciar ou concluir, peça ajuda a um amigo.

Não comece a procrastinar sua vida por um dia. Desista da função soneca de uma vez por todas. Quando o alarme tocar, por favor, levante-se.

Reduza o grau de auto-exigência. A busca pela perfeição pode atrasar o início de sua jornada. Ele fica melhor conforme o projeto avança.

Elimine a interferência. Viver com um “ladrão de atenção” só aumenta a probabilidade de procrastinação. Se houver um problema de Internet, como desligar o Wi-Fi no trabalho?

Faça uma coisa de cada vez. Apostar em várias tarefas para economizar tempo terá o efeito oposto.

Se possível, queime a ponte. Quer começar seu negócio? A solução completa pode ser retirar-se. Você não terá escolha.

Se você deseja realizar uma determinada tarefa com frequência, como ir à academia todas as segundas, quartas e sextas-feiras, coloque essa atividade no topo da lista.

Use listas de tarefas com sabedoria. Escolha até 3 projetos com a prioridade mais alta, que sejam consistentes com seus objetivos principais. Não coloque nenhum objeto novo antes de concluir as três etapas já especificadas.

Use o temporizador Pomodoro ou outros despertadores para gerenciar seu tempo. O servidor do cronômetro pode lembrar sua sessão de trabalho (de 60 a 90 minutos) e o tempo de descanso predefinido (10-15 minutos).

vamos começar! Isso não significa que, ao iniciar uma tarefa, ela precise estar pronta no final do dia. Não se preocupe com isso agora.

Conclusão: você escreveu sua história

Perceba totalmente que você é totalmente responsável pela escolha e é o único que pode fazer algo para mudar sua vida.

Ninguém gosta de procrastinar ou se sentir orgulhoso dessa maneira.

Toda procrastinação é acompanhada por um estado de ansiedade, pânico e gui interno.

A boa notícia é que essa espiral negativa pode e deve ser evitada.

Atender a emergências, simplesmente extinguir os incêndios não será capaz de realizar todo o seu potencial e investir tempo em outros projetos de extrema importância, mas por não haver um prazo específico, esses projetos acabaram sendo adiados.

Um hábito tão prejudicial quanto a procrastinação não muda da noite para o dia. Você deve ser pragmático e lutar contra isso dia após dia.

Pelo menos comece a mudar.

Somos todos procrastinadores, alguns até menos, mas todos nós, pelo menos, temos algo que podemos fazer, que pode fazer uma revolução mágica em nossas vidas.

Mas não somos.

O seu futuro está nas suas mãos.

Você escolheu começar a realizar seu sonho hoje? Ou você quer guardar para amanhã?

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