fbpx

5 tendências para o jornalismo digital

5 tendências para o jornalismo digital

Texto adaptado do original de Fred Di Giacomo, Super Interessante

Todos os anos, o Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ) é realizado em Austin, Texas, EUA. Em alguns meses ou anos, a maior parte do conteúdo que viveremos é sempre objeto de discussões e debates internos. Um evento é extremamente importante, pois coloca em pauta todas as notícias relacionadas às notícias, principalmente as notícias das notícias digitais.

Grandes figuras da imprensa mundial debateram as crises da imprensa, as adversidades da mídia impressa e as tendências do mundo digital.

Exploraremos mais os principais temas discutidos, mas incluímos 5 exemplos descobertos por Frei DiGiácomo no material publicado em dezembro do ano passado, mas é mais importante do que nunca:

1) “Primeiro celular”: o jornalismo cada vez mais portátil

Estamos passando por uma revolução impulsionada por um aumento nas vendas de smartphones – e o jornalismo não está pronto para isso. Pelo menos não no Brasil. Agora, o leitor vai levar seu aparelho (celular ou tablet) para carregar, não precisa mais esperar para ir para casa e conferir as notícias do dia no computador. “MoJo” (abreviatura em inglês para “Mobile Journalism”) se tornou uma realidade nos Estados Unidos. Alguns professores estão ensinando esse método e mudando a vida de comunidades pobres. Sim, uma professora como Alissa Richardson ensinará a comunidade feminina no Marrocos ou os indígenas da Austrália a produzir notícias e reportagens usando apenas smartphones.

2) Adaptação: Design responsivo

Você está preocupado em não conseguir navegar nos seus sites favoritos no celular? Bem, o design responsivo visa resolver seu problema. O design responsivo (do inglês Responsive Design) inclui “sites” cujo design e informações estão em um formato adequado para uso dos usuários, como telefones celulares, computadores ou novas TVs digitais. A julgar pelos discursos de pessoas (como Joey Marbuger do The Washington Post) no ISOJ, essa é uma tendência mundial, e ainda estamos muito atrasados ​​no Brasil.

Saiba mais: Conheça nosso solução em WordPress que monta páginas arrastando e soltando . Tenha seu site totalmente responsivo, conheça.

→ Ofereça uma experiência de visual diferenciado para conteúdos especiais ≡

3) Dados e interação: visualização de dados e sessão multimídia

Visualização de dados e reportagens especiais multimídia são as principais reportagens do jornalismo digital. Esta narrativa é uma excelente forma de contar a história de forma interativa e interpretar a grande quantidade de dados do leitor de uma maneira fácil de entender.

4) Dividir para conquistar: a empresa deve realizar operações diversificadas

De acordo com Clark G. Gilbert (CEO da Harvard Business School e Deseret News), as empresas engajadas em grandes áreas de mudança (como jornalismo impresso) devem dividir suas ações em negócios tradicionais e “disruptivos”. Os dois devem ter lideranças diferentes, bem como metas e recursos independentes. Jim Moroney (Editor e CEO do Dallas Morning News) assinou abaixo e disse que integrar redações impressas e online é apenas uma maneira de economizar dinheiro. O Dallas Morning News criou várias startups para fornecer serviços, criar conteúdo publicitário e manter o negócio de notícias funcionando.

5) Notícias de empreendedorismo: seu trabalho não aparecerá nos principais jornais

Seja no ISOJ ou no “VI Simpósio Nacional de Revistas Ibero-americanas”, o espírito empreendedor do jornalismo parece ter chegado. Estudantes de jornalismo não precisam trabalhar nas redações de grandes empresas, mas em seus próprios blogs (projetos financiados por financiamento ou crowdfunding), ou start-ups que mesclam tecnologia e jornalismo.

Saiba mais: Você pode e deve praticar e montar seu portfólio de matérias. Ajudamos você com um site preparado para notícias.

→ Tenha seu próprio site para publicar seus artigos ≡

Obs.: Se você deseja saber mais sobre este tema e outros clique no botão abaixo para se inscrever. Deixe seu nome e e-mail neste site e irá receber conteúdo sempre que tivermos novidades.

Para você que trabalha ou deseja trabalhar com notícias e conteúdo

Com o site em WordPress Estação Vide Simples tenha um verdadeiro centralizador do seu negócio.

Fique ligado!

Receba atualizações, dicas, artigos e conteúdos especiais com prioridade!

Preencha os campos abaixo: